segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Vender tempo é um bom negócio

A indústria da beleza, que há muito tempo promete parar o tempo ou pelo menos diminuir sua ação, finalmente encontrou uma forma de vender essa ideia. Durante o último ano, as prateleiras das lojas ficaram cheias de produtos de liberação prolongada, que prometem melhores efeitos conforme permanecem por mais tempo em contato com a pele.
A indústria da beleza, que há muito tempo promete parar o tempo ou pelo menos diminuir sua ação, finalmente encontrou uma forma de vender essa ideia. Durante o último ano, as prateleiras das lojas ficaram cheias de produtos de liberação prolongada, que prometem melhores efeitos conforme permanecem por mais tempo em contato com a pele. A Merle Norman oferece três tipos de hidratantes de liberação prolongada: um amenizador de rugas e dois cremes de uso noturno. O Decleor Aroma Purete Shine Control Oxygenating Fluid afirma liberar zinco durante um período de cinco horas, para ajudar a controlar o brilho e a combater a oleosidade da pele. Em abril, a Bliss lançou os adesivos glicólicos para peeling That's Incredi-'peel'!, que utilizam o que a empresa chama de tecnologia de liberação prolongada para combater rugas e marcas na pele. Tanto o Neutrogena Ageless Essentials quanto o Murad Time Release Retinol Concentrate para rugas profundas afirmam controlar a liberação de retinol. E o popular Time Release Acne Cleanser da Murad afirma soltar lentamente na pele uma quantidade constante de ácido salicílico, mesmo após o enxágue do produto.
'A liberação prolongada oferece uma ação concentrada de ingredientes ativos durante diversas horas, de forma a penetrar mais profundamente na pele e em uma área mais específica', afirmou Jeff Murad, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da empresa, com sede em El Segundo, na Califórnia. 'Isso também evita a ocorrência de efeitos colaterais.' Em teoria, pequenas quantidades do poderoso ingrediente causam muito menos irritações cutâneas, em comparação com altas doses únicas de retinol. Além disso, com os produtos de uso tópico, ocorre uma ação mais uniforme dos ingredientes na superfície da pele. 'Existe uma validade real nos produtos de uso tópico com liberação prolongada', afirmou o Dr. David E. Bank, professor clínico assistente de dermatologia no Centro Médico Presbiteriano de Columbia, 'O objetivo de ambos é o mesmo: obter melhores resultados com o mínimo de efeitos colaterais. Assim como qualquer pílula de liberação prolongada, as pessoas desejam uma concentração constante e bem distribuída, seja ela na corrente sanguínea ou sobre a pele.'
Esses produtos são especialmente atraentes para consumidores atarefados. 'A liberação prolongada segue o mesmo princípio das maquiagens de longa duração, que se tornaram muito populares', afirmou Karen Grant, vice-presidente e analista de beleza global do NPD Marketing Group em Port Washington, Nova York. 'As pessoas querem a certeza de que o produto está fazendo efeito o dia todo, e que o dinheiro investido realmente traz um retorno.' Os produtos que prometem resultados instantâneos também estão se tornando cada vez mais populares, com embalagens que oferecem 'resultados imediatos' ou uma metamorfose 'em poucos minutos'. (Alguns deles também afirmam possuir efeitos prolongados.) Em abril, a Joey New York voltou ao mercado dos cuidados com a pele, após um intervalo de três anos, com a linha Quick Results, cujos produtos – Keep It Up, Correct-A-Line e Line Up – garantem resultados rápidos com ingredientes que incluem água de coco para hidratação e ginseng indiano, que supostamente seria um agente antiestresse.
Outra linha de produtos de ação rápida é a First Aid Beauty, cujo campeão de vendas, o Detox Eye Roller, promete a correção instantânea do inchaço ao redor dos e das olheiras. A Peter Thomas Roth oferece uma mudança temporária com o Instant FIRMx, que deixa o rosto mais firme; e com o FIRMx Eye, que 'minimiza instantaneamente os pés de galinha, as marcas de expressão e as rugas, enquanto diminui o inchaço nos olhos', de acordo com o site da empresa. Mas não existe uma solução rápida quando o assunto são os cuidados com a pele, de acordo com Bank. 'O que ocorre instantaneamente é uma mudança meramente visual, causada por algum produto de uso tópico que hidrata ou causa uma leve irritação que acarreta em um inchaço imediato em nível microscópico', afirmou. 'Você muda temporariamente a sua aparência, mas não a sua pele.' Esse tipo de corretor pode firmar, inchar ou adormecer sua pele. 'O inchaço preenche as rugas temporariamente, ou então as estica, e isso é feito basicamente pela hidratação', afirmou Bank. Ou então, assim como as bases, os produtos pode mudar a forma como a luz reflete sobre sua pele até o próximo enxágue.
As empresas que pedem para que seus clientes se comprometam com um produto por um período de várias semanas, por sua vez, esperam criar um hábito de longa duração. Sua estratégia de vendas inclui citar os percentuais de desempenho, os estudos clínicos e testemunhos de clientes. De todas as técnicas de marketing 'temporal', as que se referem aos produtos de longa duração parecem ser as mais eficazes. Recentemente a NPD realizou uma análise com os 40 cosméticos responsáveis por 70 por cento do mercado, descobriu que na categoria 'Especializados em Idade', havia duas vezes mais produtos que ofereciam resultados após semanas de uso regular, do que produtos que ofereciam resultados 'instantâneos'. Produtos que oferecem resultados após algum tempo de uso, como o Pro-X Intensive Wrinkle Protocol (um mês), o Neutrogena Anti-Wrinkle Deep Wrinkle Filler (oito semanas), ou o Clinique Repairwear Laser Focus Wrinkle & UV Damage Corrector (12 semanas) respondiam por quase cinco vezes mais vendas do que os produtos que ofereciam resultados instantâneos. Segundo os especialistas, também existe uma maior chance de que as afirmações feitas por esses produtos sejam verdadeiras. Muitos deles contêm alguma forma de retinoides, um derivado da vitamina A, cuja forma concentrada pode ser comprada sob prescrição médica.
'A pele precisa de quatro a oito semanas para passar por qualquer mudança perceptível e para avaliar se algo é realmente benéfico', afirmou Ron Robinson, um químico independente da cidade de Nova York, especializado na tecnologia de ingredientes cosméticos. Ele também é fundador e presidente do site BeautyStat.com, que avalia os novos produtos do mercado. 'É só com a aplicação e a reaplicação do produto durante semanas que você será capaz de ver uma mudança verdadeira e seus efeitos cumulativos', afirmou. Os laboratórios onde os cosméticos são testados estão se transformando em panelas de pressão, acrescentou Robinson. 'As empresas agora testam por períodos mais curtos', afirmou. 'Ao invés de realizarem testes clínicos que avaliam os resultados durante um intervalo de quatro meses, eles estão optando por intervalos de um mês, ou de uma semana: Tudo se transformou em uma competição. E a competição do momento é pelo tempo.' The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times._NYT_

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