quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como decorar espaços pequenos

 Por PAULA FACIROLI
Como decorar um espaço pequeno
Que tal decorar com criatividade seu espaço pequeno ou apartamento, sem comprometer o estilo ou a funcionalidade dos seus quarto, sala, cozinha? A designer de ambientes Vanessa Herminio dá dicas para você otimizar estes espaços. Confira!


 

 Abuse dos espelhos
O espelho é um dos melhores recursos para fazer qualquer espaço crescer aos olhos de quem observa o cômodo. Pendurado na parede ou pousado no chão, é dos elementos que não pode faltar nos ambientes pequenos. Invista!


Embutir peças
A arte de embutir eletrodomésticos, prateleiras, estantes ou armários cria um efeito visual interessante e organizado. Sem roubar espaço extra, deixa o ambiente bem mais espaçoso!


Decorando os corredores
Mesmo as casas pequenas possuem corredores e, embora sejam espaços de passagem, podem ser decorados de forma elegante e eficiente. É o local ideal para expor armários estreitos ganhando espaço de arrumação diversos ou para exibir a sua biblioteca. Se preferir deixá-lo vazio, pinte as paredes com riscos horizontais para dar a impressão de ser mais longo.


Tons claros
Paredes de tons mais suaves e claros aumentam de forma natural um espaço reduzido. Por isso, opte por uma decoração monocromática, ou seja, escolha uma só cor e utilize-a em tons de intensidade variada. A pintura de paredes e tetos de um só tom amplia visualmente a divisão. Se a tinta tiver um acabamento com brilho, tanto melhor porque, ao refletir mais luz, engrandece o espaço.
Se a mobília for escolhida em tons idênticos aos das paredes, o espaço se tornará mais harmonioso e amplo – as cores contrastantes fazem o contrário, ou seja, “cortam” o espaço, encurtando-o. Reserve as cores fortes para os têxteis e outros pequenos apontamentos.


Sem cortinas
A luz natural é a melhor amiga de um espaço pequeno. Evite pendurar cortinas, mas se fizer questão da presença delas escolha um cortinado leve e semitransparente, sempre em tons claros.
O mesmo aplica-se a portas que não são utilizadas. Vale retirá-las para ganhar espaço. Como alternativa, escolha portas de correr. Se a luz natural não for muito abundante, invista na iluminação artificial com focos de teto ou candeeiros de mesa.


Mobília multifuncional
Em espaços pequenos, nada melhor do que apostar em mobília multifuncional para decorar com estilo e praticidade. Que tal usar camas com arrumação sob o colchão, sofás-cama, mesas de centro, bancos, ottomans ou pufes? Essas peças abrem espaço no seu ambiente.
Se vai ter mobília estofada, prefira padrões lisos em tons neutros, optando antes por variar em termos de texturas, que podem conferir um interesse acrescido à divisão.


Peças úteis
Em uma cozinha com poucos metros quadrados, escolha uma mesa que possa ser afixada à parede e aberta exclusivamente à hora das refeições. Opte também por bancos altos ou empilháveis e uma barra de aço inox afixada sobre a bancada para organizar todo o tipo de utensílios: são peças para poder cozinhar e saborear com muito estilo.


Mobílias curtas
Evite dispor mobiliário junto às portas das divisões e nas áreas de passagem pois, além de não ser prático, aperta ainda mais o espaço. Aposte em mobílias “curtas” como pufes, cadeiras sem braços ou mesas baixas para não roubar centímetros preciosos e ocultar mais o ambiente.
Se você tiver peças grandes, aposte em menor quantidade. Muitas peças dão um aspecto desarrumado ao espaço. Ao contrário, meia dúzia de elementos de grande porte vão dar a sensação de um ambiente calmo e um ar estruturado ao espaço.


TV: suportes modernos
As televisões estão presentes em todos os cantos da casa, mas podem ser verdadeiros “intrusos” em espaços pequenos. Por isso, que tal optar por um suporte específico para televisões que pode ser afixado às paredes ou então modelos de TV como os LCD, que são perfeitos para pendurar?









Nenhum comentário: