Viver cada dia da vida como se fosse o último. Estar ao lado de quem ama e transformar os sonhos em realidade antes que seja tarde demais. Foi isso o que inspirou a brasileira Paula Arnoso (23) a fazer uma emocionante homenagem ao seu pai, Emanuel (63).
Tudo começou em 2013, quando pai e filha decidiram criar uma lista com 18 destinos que os dois gostariam de viajar juntos: África do Sul, Egito, Monte Fuji, Amazônia, Fernando de Noronha e tantos outros lugares que eles conheciam apenas pelos jornais, revistas e programas de TV.
Infelizmente, no início deste ano, os planos de viagem tiveram que ser interrompidos. Manu, como o pai era carinhosamente chamado, descobriu que tinha um câncer em fase terminal e, com o estágio avançado da doença, não suportou e veio a falecer dias depois do diagnóstico.
Apesar da tristeza, Paula encontrou forças para transformar o luto em algo que deixaria o seu pai orgulhoso: a continuação do projeto que os dois compartilhavam e estava na gaveta. Ela criou uma página no Facebook (Manu’s Project) e pediu para que amigos que moram fora do país ou viajam com frequencia gravassem vídeos com a frase “Manu, estou aqui”, nos lugares que pai e filha sonhavam em visitar um dia.
“Temos a mania de sempre adiar as coisas, principalmente a felicidade. Esperamos por uma época mais tranquila, por mais dinheiro, por mais tempo, por mais coragem ou o que quer que seja. Mas a vida segue seu próprio ritmo e amanhã pode ser tarde demais. Por isso temos que viver o hoje intensamente. Era essa a visão que eu queria mostrar ao meu pai. Era essa a função da nossa lista - aproximar o sonho da realidade”, contou Paula ao Carinho Inspira Carinho.
Desconhecidos do mundo todo ajudaram a realizar o sonho de Paula
A ideia de fazer o vídeo veio da amiga Larissa Zanata, que sugeriu que ela se inscrevesse em um concurso de vídeos inspiradores. A disputa acabou ficando em segundo plano e o projeto ganhou uma proporção maior do que ela esperava. Pessoas que a jovem nem mesmo conhecia acabaram se mobilizando e, em uma semana, 80 vídeos de diferentes lugares foram enviados. Dos 18 destinos, a Antártida foi o único lugar que ficou de fora.
Paula contou que receber o carinho de diversas partes do globo foi algo que a deixou muito feliz. “Foi maravilhoso descobrir que o mundo se torna pequeno quando tantas pessoas se unem em um único objetivo. Desconhecidos do mundo inteiro se identificaram com minha história e resolveram me ajudar pelo simples fato de ver a felicidade de alguém. Isso não tem preço e nada pode ser maior que um ato de amor sem nenhuma pretensão de receber nada em troca”, disse ela.
Projeto emocionou a família
A filha dedicada só mostrou o vídeo para a família quando tudo estava pronto. Mãe, irmão, tios, tias e primos ficaram emocionados com o resultado da homenagem ao querido Manu. “Meu pai valorizava muito a família e de certa forma todos nós pudemos ficar um pouco mais próximos dele por meio do projeto”, contou.
Paula lembra de muitos momentos que sente falta no dia a dia. São pequenos gestos como a cadeira vazia no café da manhã, o espaço vazio no sofá e o silêncio do violão que ele tocava à tarde que fazem ela lembrar com carinho do pai. Para ela, "pessoas especiais preenchem uma centena de espaços pequenos em nossa vida. Quando não temos mais essa pessoa é como se ficássemos cheio de buraquinhos, faltando parte de nós mesmos".
Por isso, além da justa homenagem, a intenção do projeto é inspirar outras pessoas a realizarem efetivamente seus sonhos ao lado de quem ama - antes que isso não seja mais possível. “Viva a sua lista”, escreveu a jovem no fim do vídeo.
http://estilo.br.msn.com/carinho/carinho-de-filha-brasileira-transforma-luto-da-morte-do-pai-em-um-v%C3%ADdeo-inspirador#ocid=binganswers