quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Como tirar manchas e salvar suas roupas


Manchas de vinho tinto


Caprichou na hora de comprar aquela roupa para o Ano Novo e, no primeiro gole de vinho, derramou? Não espere a mancha secar. Limpe na mesma hora com um pano úmido ou, caso seja possível, deixe água corrente cair sobre o local e esfregue até sair. Procure lavar a peça assim que possível.

Como tirar manchas e salvar suas roupas - 1 (© 7 cuidados com as roupas depois das festas de fim de ano)

Manchas em roupas brancas

As roupas brancas devem ser lavadas separadamente das roupas coloridas e, se forem delicadas, devem ser lavadas à mão. Fique esperta: caso ocorra alguma mancha acidental, procure lavar a peça imediatamente ou ao menos a área manchada. Além disso, as roupas brancas devem ser guardadas longe da luz, se possível devem ser cobertas com um tecido ou plástico escuro para evitar o amarelamento.

Como tirar manchas e salvar suas roupas - 1 (© 7 cuidados com as roupas depois das festas de fim de ano)


Cuidados com roupas de cama

Final de ano também é época de receber visitas em casa ou viajar de férias e estes momentos fazem com que as roupas de cama sejam mais usadas e tenham mais rotatividade do que em outros meses do ano. De uma forma geral, itens de enxoval são fáceis de lavar. É importante sacudir as peças para que a poeira, pelos e cabelos possam ser eliminados da peça antes da lavagem. Isto também evitará acúmulo de resíduos na máquina de lavar.
Como tirar manchas e salvar suas roupas - 1 (© 7 cuidados com as roupas depois das festas de fim de ano)

Lave primeiro os lençóis

As roupas de cama ocupam um bom espaço na lavadora e por isso devem ser lavadas separadamente de outras roupas. Primeiro lave os lençóis de tons claros e depois os lençóis de tons escuros. Peças muito escuras ou com manchas devem ser lavadas separadamente independente da quantidade. Procure seguir as recomendações de uso descritas no rótulo das embalagens e as recomendações nas etiquetas das roupas de cama.

Como tirar manchas e salvar suas roupas - 1 (© 7 cuidados com as roupas depois das festas de fim de ano)


Aspirar o colchão

Aproveite esta época de calor para aspirar o colchão, depois deixá-lo ventilando por algumas horas e só depois arrumar a cama e também de deixar os travesseiros no sol. Quanto as toalhas de banho, devem ser lavadas antes do primeiro uso. Assim, elas absorverão melhor a água e enxugarão o corpo mais eficiência.
Como tirar manchas e salvar suas roupas - 1 (© 7 cuidados com as roupas depois das festas de fim de ano)


Leia sempre as recomendações nas etiquetas

Lembre-se sempre de seguir as recomendações de uso descritas no rótulo das embalagens e as recomendações nas etiquetas. Por mais chato que pareça, é importante ler as instruções de lavagem que se encontram nas etiquetas das roupas, pois cada tipo de tecido tem exigência própria na hora de ser lavado.

Como tirar manchas e salvar suas roupas - 1 (© 7 cuidados com as roupas depois das festas de fim de ano)







quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Homem pode se maquiar???


Maquiagem masculina corrige problemas como olheiras e espinhas sem afetação

Vitor Ângelo
Colaboração para o UOL
Denis Rodriguez/UOL
A maquiadora Marcely Tobiás, que já atendeu o presidente Lula, enfrenta a desconfiança masculina
A maquiadora Marcely Tobiás, que já atendeu o presidente Lula, enfrenta a desconfiança masculina
Maquiagem masculina? A cara de desconfiança de um homem quando escuta essas duas palavras é pior da que ele faria se tivesse de se submeter a um exame de próstata. Mesmo com a onda metrossexual relaxando um pouco uma certa visão machista dos meninos em relação à maquiagem, parece que quando algum pincel encostar em seus rostos, os homens perderão em um toque de mágica sua virilidade.

Apesar desse mito ainda ser muito forte entre o sexo masculino, dados revelam que a maquiagem masculina deixou de ser coisa de rockstar ou de palhaço. Segundo a revista Forbes, nos Estados Unidos, sem nenhuma piada, apenas em itens de maquiagem para homens foram gastos US$ 4.8 milhões em 2007, um considerável aumento de 42% em relação a 2001. Já a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) pinta com novas cores a indústria do make-up masculino no Brasil que quadruplicou seus ganhos em 5 anos. Nada mal para um país onde o "macho man" ainda impera.

A make-up artist Marcely Tobiás, 42, está há 20 anos no mercado fazendo publicidade, comerciais para TV e fotos publicitárias. Tem entre suas especialidades a maquiagem para os homens. Se você assistiu "Entreatos" de João Moreira Salles, que narra a primeira campanha vitoriosa de Lula para a Presidência, repare na maquiadora, é ela.

"O Lula entendia a função da maquiagem para impor uma imagem de uma pessoa bem-sucedida, asseada, mas teve uma vez, entre os operários, que ele me pediu superpreocupado para não maquiá-lo na frente deles". Talvez porque já sabia o tipo de gracinhas que poderia sofrer dos "companheiros".

Por maquiar muitos executivos para fotos empresariais, Marcely sente que existe uma certa resistência entre os homens em entender a função do make-up: "Mas, quando percebem as vantagens que ele traz, muitos ficam encantados e querem continuar maquiados".

Denis Rodriguez/UOL
Denis Rodriguez/UOL
O resultado final de uma maquiagem básica é natural e quase imperceptível
Com tanto preconceito mascarado, os homens acabam perdendo as grandes vantagens que a maquiagem pode trazer para o dia-a-dia. Ela disfarça desde aquela olheira indesejável de uma noite mal dormida (que não precisa aparecer numa reunião de trabalho) e diminui hematomas (o famoso olho roxo) de uma briga, tirando junto a péssima fama de pitboy que você poderia ganhar. Espinhas? A maquiagem pode ajudar dar um fim nelas, junto como ar infanto-juvenil, para não estragar aquele encontro com uma gata. E o brilho típico da pele oleosa que nos deixa com um ar de uma pessoa eternamente suada? Ela também resolve.

Em tempos de aquecimento global, até a luz do computador pode estragar sua pele, então, por que não usar um protetor solar com base para dar uniformidade e tirar as manchas do rosto? Mas, alguns cuidados devem ser tomados com a base e os pêlos, ou melhor, a barba. "No caso do Lula, ele tem uma barba espessa então o melhor é não passar a base na barba. Para quem tem rala, a dica é passar muito pouco e depois retirar o excesso com uma esponja", aconselha Marcely.

Essas e outras dicas estão no passo-a-passo de uma maquiagem feita em Ricardo Tupinambá, 25 anos, assistente de estilo da marca O Estilista. Primeiro você saberá como se maquiar para ter uma cara saudável para o trabalho e a balada. Depois, vamos mostrar como literalmente sair bem na foto - ou no vídeo. Ricardo, como a grande maioria dos homens, não tem o hábito de se maquiar, mas adorou o resultado e não perdeu a masculinidade entre bases e corretivos. Confira!

Férias na praia é tudo de bom!!!


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Dicas de maquiagem para disfarçar a ressaca


Oito dicas de maquiagem para disfarçar a ressaca

Melhore a aparência combatendo as olheiras e produzindo um visual iluminado

O rosto sempre denuncia como foi a noite anterior, mas é possível amenizar o estrago provocado pelo excesso de álcool. Com alguns truques de maquiagem, você consegue disfarçar a cara de ressaca e passar o dia como se estivesse disposta. É preciso, porém, saber escolher os produtos certos para não carregar demais o rosto e acabar com um efeito contrário ao desejado. Confira as dicas de maquiadores a seguir e lembre-se de que não adianta cuidar só da aparência - beber bastante líquidos e se alimentar direito são as principais formas de reunir mais energias e combater a famigerada ressaca. 

Hidrate a pele e deixe-a limpa

"A ingestão de muita bebida alcoólica faz com que o corpo perca muita água e fique desidratado", explica o make up artist Marcelo Marques, de São Paulo. Por isso, sua pele vai precisar de uma boa hidratação para exibir um brilho saudável. Lave bem o rosto, tonifique se tiver tempo e passe um hidratante específico para o seu tipo de pele.
Chá de camomila nos olhos - Getty Images

Amenize o inchaço

Quando se está de ressaca é normal que o rosto fique inchado e marcado porolheiras. "Quando pessoas chegam ao salão desse jeito, a gente envolve gelo numa toalha e pede para elas colocarem um pouco no rosto", conta a maquiadora Katia Reis, do salão Werner Dias Ferreira, no Rio de Janeiro. Compressas com chá de camomila na região dos olhos ajudam a amenizar as bolsas abaixo dos olhos. "Algumas marcas de cosméticos também vendem um rolinho que você usa gelado no rosto", recomenda a maquiadora Raphaella Bahia, do salão Longevitá, no Rio de Janeiro. 
Mulher passando corretivo líquido - Getty Images

Corretivo nas olheiras

A melhor forma de esconder as manchas das olheiras é com corretivo. Prefira o tipo líquido para não pesar demais o rosto - coloque apenas algumas gotinhas e espalhe até ficar homogêneo. "Mas vale lembrar que a receita principal para acabar com as olheiras é ter uma noite mais tranquila de sono", alerta Marcelo Marques. Por isso, organize-se para deitar mais cedo na cama no dia pós-ressaca e reparar as energias. 
Base líquida com pincel - Getty Images

Deixe a base de lado

Se a sua base for de textura pesada e alto poder de cobertura, o seu rosto ficará muito carregado e com aparência de cansaço. "Só se for uma base translúcida e com propriedade hidratante", diz a maquiadora Katia. Se você tiver tempo, pode usar um primer, que ajuda a fechar os poros e deixa a pele com aparência uniforme. "A base, ao contrário, irá obstruir os poros e dificultar a recuperação do estado natural da pele", explica o make up Marcelo.  
Mulher passando sombra nos olhos - Getty Images

Passe sombras claras

Nada de preto ou marrom escuro. "Lembre-se da regra de que o 'menos é mais'", brinca Marcelo Marques. Olhos com cores leves ficam bem iluminados e naturais. Por isso, passe uma sombra clara (bege, pêssego, marfim etc.) na pálpebra móvel e utilize um curvador de cílios para deixá-los mais definidos. Máscara de cílios preta também pode ser utilizada se você tiver tempo de preparar o visual. Já o delineador pode ser deixado de lado ou usado apenas com um traço bem fino. 
Ilumine os olhos - Getty Images

Ilumine os olhos

Se quiser caprichar ainda mais nos olhos e deixá-los mais abertos, invista em uma sombra branca, lápis claro ou iluminador. Passe no canto interno dos olhos, perto da glândula lacrimal. "Também recomendo passar um pouco deiluminador na parte de baixo do olho, próximo ao canto externo, para levantar o olhar", indica Katia Reis. 
Blush rosa claro - Getty Images

Blush para maçãs coradas

Ele dá uma aparência saudável, mas não pode ser carregado demais. "Passe apenas um pouco de blush rosado ou alaranjado", recomenda o make up Marcelo. Nada de vermelho ou um tom de rosa forte - quanto mais leve, melhor. 
Mulher passando gloss rosa claro - Getty Images

Batom

A ideia é a mesma que a escolha da sombra. "Evite os produtos de cor marrom, que podem realçar a aparência envelhecida", diz Marcelo Marques. Para quem quer um pouco mais de cor no visual final, ele recomenda o uso de gloss em tonalidades rosadas ou alaranjadas. Já para quem quer um resultado mais básico e simples, vale seguir a dica da Raphaella Bahia: "Indico bocas mais cruas, de tom nude, em vez de lábios vermelhos, que pesam ainda mais o rosto". 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Chiclete milagroso?

Conheça o chiclete de silício, que promete modificar a rotina de beleza



Tem mania nova de beauté por aí. Trata-se do chiclete de silício, que pode ser encontrado a partir de R$ 3 em farmácias de manipulação. Cada unidade do produto contém 10 mg de silício orgânico, cuja absorção promete fortalecer as unhas e cabelos, além de melhorar a hidratação da pele – o que acontece uma vez que a substância é conhecida como “cimento” do nosso organismo, ligando, inclusive, as moléculas de colágeno. Pra saber mais sobre o assunto, Blog LP conversou com Mika Yamaguchi, farmacêutica da Biotec Dermocosméticos. Ela conta que muitos dos alimentos contém o ativo em sua formulação (como melanciabanana e arroz integral), porém na forma insolúvel – ou seja, o silício não será absorvido pelo organismo. Assim, o chiclete funciona como uma maneira de ingerir a quantidade recomendada, embora Mika avise que quem ter resultados a curto prazo deve combiná-lo a outros suplementos como shakescápsulas e gomas (principalmente os ricos em vitamina C, que potencializam o efeito). E aí, vai adotar?

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Prolongue o efeito do desodorante e afaste o mau cheiro nas axilas


Com essas dicas você atravessa a jornada de trabalho sem preocupações com cheiro de suor

Ele é tão importante quanto o sabonete ou a pasta de dentes, por exemplo. O seu desodorante garante um corpo refrescante por horas a mais, além de preservar suas axilas e a roupa do cheiro desconfortável de suor. Que tal, então, prolongar o feito do seu produto favorito por mais tempo?

Para que o desodorante aguente a jornada de trabalho, sem correr o risco de ver as manchas surgirem na camisa, o especialista Angel Lizárraga, diretor da Associação Brasileira de Cosméticos, recomenda que os cuidados comecem durante o banho. A flora bacteriana existente nas axilas reduz a eficiência do produto , explica.

Primeiro, lave a região com sabonete antibacteriano para eliminar os microorganismos causadores do mau cheiro. Seque-se bem, pois a pele úmida dificulta a penetração do produto.

Também é importante prestar atenção no tipo de tecido que constitui suas roupas. Os sintéticos abafam demais e dificultam a transpiração, favorecendo o odor desagradável. Quem sua demais, deve evitar esse tipo de material em qualquer época do ano. Já quem não sofre com o problema deve privilegiar as roupas de algodão nos dias quentes, pelo menos. 

Se você costuma tomar banho e seguir direto para a cama, pode dispensar o uso noturno dos desodorantes. Isso porque a maioria das fórmulas conta com agentes que bloqueiam as glândulas sudoríparas (que mal trabalham enquanto o corpo repousa). Além disso, a pele vai permanecer com resíduos químicos até o dia seguinte, sem necessidade , afirma Angel. 

Afaste as preocupações com o suor, seguindo estas dicas:


Na hora do banho 

Lave bem as axilas com buchas e sabonetes anti-sépticos. Seque bem a pele após o banho. 


Recheie o guarda-roupa

Prefira peças de algodão. Os tecidos sintéticos, como o elastano e a elanca, retêm o suor e dão mais chance para as bactérias entrarem em ação. Durante o dia, privilegie roupas de cores claras e que não apertem as axilas. Evite também tecidos grossos ou pesados, pois eles impedem a transpiração eficaz. Não repita roupas usadas de maneira nenhuma e evite usar roupas de outras pessoas. 


Menos suor

Mantenha a virilha e as axilas depiladas, pois isso ajuda a evaporar o suor e a diminuir o odor causado pelas bactérias, cuja proliferação é favorecida pela umidade retida nos pêlos. Compressas com chá preto ajudam a diminuir o suor, graças à presença de ácido tânico, que desacelera a produção da glândula sudorípara. Desodorantes antiperspirantes obstruem os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor. 


Sem perfume

Nunca escolha o desodorante pelo cheiro. Ele pode ser com ou sem perfume, porque seu efeito depende mesmo é da produção potencial de suor de cada indivíduo, da sua propensão a atrair bactérias e da capacidade desodorante do produto. 


Repassar

Os desodorantes antitranspirantes têm efeito mais prolongado, podendo inclusive ser usados uma vez ao dia, enquanto os mais suaves costumam exigir reaplicação - para quem transpira muito, de cinco a oito aplicações por dia. 


Hidratação

O uso de talco, soluções caseiras e perfumes nas axilas não são aconselháveis pelos médicos, porque podem comprometer a transpiração ou irritar a pele. Uma solução à base de hidróxido de magnésio (leite de magnésia comum) pode ser manipulada. Para evitar o suor excessivo, ela deve ser passada duas vezes ao dia, após o banho. Fale com o seu dermatologista sobre isso. 


Mais sensível 

Após a depilação, sua pele fica naturalmente mais sensível, irritando-se com facilidade. Por isso, evite passar desodorantes, e outros produtos químicos, nas 24 horas seguintes à eliminação dos pelos.