terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Bola de Ouro é atalho para prêmio da Fifa


Cristiano Ronaldo pode manter tradição e fazer dobradinha de troféus


A conquista da Bola de Ouro, nesta terça-feira, é um forte indício de que Cristiano Ronaldo deve também ser eleito o Melhor Jogador do Mundo em 2008 pela Fifa. Nos dez anos anteriores, em seis oportunidades o mesmo jogadores faturou os dois prêmios.

Entre eles estão os três últimos vencedores: Kaká (2007), Cannavaro (2006) e Ronaldinho Gaúcho (2005). Os outros a conseguirem o feito foram Ronaldo (2002), Rivaldo (1999) e Zidane (1998).

As exceções foram Shevchenko (2004), Nedved (2003), Owen (2001) e Figo (2000), que levaram apenas a Bola de Ouro.

O prêmio de Melhor do Mundo da Fifa será entregue no dia 12 de janeiro de 2009, em cerimônia na cidade de Zurique, na Suíça.
Confira a lista com os vencedores dos dois prêmios nos últimos anos:

Ano Bola de Ouro Melhor do Mundo pela Fifa
2007 Kaká Kaká
2006 Cannavaro Cannavaro
2005 Ronaldinho Gaúcho Ronaldinho Gaúcho
2004 Shevchenko Ronaldinho Gaúcho
2003 Nedved Zidane
2002 Ronaldo Ronaldo
2001 Owen Figo
2000 Figo Zidane
1999 Rivaldo Rivaldo
1998 Zidane Zidane

É BACANA DE SE VER!

Mesmo assim é bacana de se ver. Tente!

E no decorrer da semana as posições vão variando cada vez mais, com a Lua se afastando de Vênus e Júpiter cujas posições relativas também vão variar um pouco, até que o efeito "emoticon" desaparece de uma vez por todas.

Não deixe de conferir a galeria de fotos abaixo. Note que, dependendo da posição do globo terrestre e também do hemisfério planetário em que o observador viu o fenômeno o "emoticon" ficou diferente. Em Katmandu, por exemplo, o céu sorriu!

AMANHÃ TEM MAIS!

:: Você não viu?

Amanhã tem mais! Mas, como os planetas estão viajando ao redor do Sol, as posições relativas dos astros envolvidos no "emoticon celeste" vão sofrer ligeiras mudanças. Nesta terça-feira teremos um "emoticon com a boquinha torta e rosto mais alongado", mais o ou menos o que se pode ver na simulação abaixo.

ENTENDENDO O QUE FOI OBSERVADO


Para entender o que foi visto no céu esta noite basta imaginar o imenso carrossel do Sistema Solar visto de longe. Ao redor do Sol (S) giram os planetas Vênus (V), Terra (T) e Júpiter (J) escravizados pela gravidade da nossa estrela. Ao redor da Terra gira a Lua (L), nosso satélite, que também tem que obedecer ao que manda fazer o forte puxão gravitacional do nosso planeta.

Hoje as posições destes astros estão representadas com boa aproximação na figura abaixo (fora de escala, de propósito).
Um obsevador na Terra (T) vê apenas uma "casquinha" de Lua (L) iluminada pelo Sol (S). E quase na mesma linha de visada da Lua (L) estão os planetas Vênus (V) e Júpiber (J). É praticamente um alinhamento de astros, o que tecnicamente chamamos de conjunção.

Olhando para o céu os três astros parecem estar bem próximos. Mas é pura ilusão de óptica. Na prática Júpiter (J) está muito mais longe do que Vênus (V) que por sua vez está bem mais afastado do que a Lua (L). A Lua você sabe, está logo ali, no nosso quintal, a pouco mais de 384.000 km da Terra o que, em termos astronômicos, não é nada!

EMOTICON CELESTE










Espie pela janela. Procure do lado em que o Sol se põe. Agora! Procure pela Lua, sempre mais fácil de encontrar. Há apenas uma "casquinha" de Lua. Mas se o céu estiver limpo não tem erro. E verá perto dela mais dois pontinhos: Júpiter, mais abaixo, e Vênus, um pouco mais acima. É um verdadeiro emoticon celeste! Praticamente este (:(), de ponta-cabeça. Visível até por volta de 21h (ooops...22h no horário de verão!

Estou saindo para ver e tentar fotografar. Aqui está meio nublado. Se conseguir algo, publico logo mais. Independente de resultado fotográfico, volto para explicar o fenômeno. Boa observação!

Algumas fotos